segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BRASÃO DA FAMÍLIA SOUZA


"Dous escudos venerados de Portugal e Leão ao travez esquartelados armas dos Souzas são mui dignos de seus passados" (D. João Ribeiro Gaio)

O sobrenome Souza, pertencente a uma das mais antigas e nobres famílias portuguesas, é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica. No que diz respeito ao sobrenome Souza, este é variante de Sousa, o qual se originou durante o reinado dos Godos. Um cavaleiro de nome Gomes Echigues viveu durante o século XI, foi governador do distrito de Entre Douro e Minho e possuiu o título de Senhor de Felgueiras, domínio que adquiriu em 1040. Um de seus filhos, Egas Gomes de Sousa, Senhor de Sousa, Novelas e Felgueiras, foi o primeiro a usar o sobrenome, que indica, portanto, aquele que residia ou possuía terras no lugar de nome Sousa.

Outra antiga referência a este sobrenome é o registro de Simão de Souza, botânico português citado em 1550. Portadores notáveis do sobrenome Souza foram, entre outros: Martim Affonso de Souza, militar e explorador português no Brasil, falecido em 1565; Francisco de Souza, Marquês de Minas, falecido em 1611; e Constância de Souza, heroína portuguesa falecida em 1703. As armas descritas abaixo foram concedidas à família Souza pelas autoridades apropriadas.


BRASÃO DE ARMAS: De ouro, quatro faixas de vermelho.
Tradução: Ouro simboliza o Sol, denota nobreza e generosidade.
Vermelho denota honra e fortaleza militar.
TIMBRE: Três plumas de avestruz.
ORIGEM: Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário